sábado, 24 de outubro de 2009

O Nível mais elevado: James Morrison



James Morrison (Rugby, Inglaterra, 13 de Agosto de 1984) é um cantor e guitarrista britânico. Em 2006, o seu primeiro single "You Give Me Something" se tornou um hit na Europa, Austrália e Japão. Seu álbum, estreou no topo da UK Álbuns Chart. Ele lançou seu segundo álbum, Songs for You, Truths for Me em 2008, que entrou no top cinco, no Reino Unido, bem como o irlandês topping Album Chart. Songs for You, Truths for Me destaque para o top ten singles "You Make It Real" e o sua aclamado colaboração com Nelly Furtado intitulado "Broken Strings".

Morrison começou a tocar guitarra aos 12 anos quando o seu tio Will lhe mostrou como jogar um blues riff e quando ele morava na aldeia de Porth, perto de Newquay, na Cornualha. Após alguns anos a tocar covers, ele finalmente começou a compor as suas próprias músicas. Ele auto distinguia-se através de uma voz grave, derivada de uma crise de tosse convulsa que quase o matou quando ele era um bébé.

Morrison disse que a primeira vez que ele ouviu a voz de Stevie Wonder ele estava perto de lágrimas, e desde então ficou fascinado pela forma como ele utilizava a sua voz.

Enquanto visitava Derby, Morrison encontrou um pub chamado "Ryan's Bar", com um microfone aberto à noite e começou a cantar lá para mais tarde ser "descoberto". Entretanto em dois anos, ele executou e construiu-se uma sequência até assinar com a Polydor Records. Antes de ser assinado com uma grande editora, Morrison também tinha trabalhado com a Corinne Bailey Rae.

Ele alcançou o sucesso mundial com estréia do single "You Give Me Something". Lançou o seu álbum de estréia Undiscovered em 31 de Julho de 2006. O álbum recebeu opiniões muito positivas.
O segundo single foi "Wonderful World" e com este conseguíu o seu segundo top dez consecutivo até hoje no Reino Únido na sequência do sucesso do "You Give Me Something".

No V Festival de 2006 Morrison estava programado tocar numa das mais pequenas tendas ali. A audiência no entanto, foi muito maior do que o esperado e não coube na tenda atribuída para ele. Como resultado, ele teve um conjunto de dez minutos sobre o palco principal antes dos Hard-Fi. No V Festival de 2007 ele tocou o seu reportório completo no palco principal. Ele também já tinha tocado a "You Give Me Something" em 2006 no Royal Variety Performance para príncipe Charles e a duquesa da Cornualha. Ele apareceu no Live from Abbey Road na sequência da sua sessão de gravação ao vivo Abbey Road Studios, em 5 de Janeiro de 2007.

Na sequência do lançamento do cd "undiscovered", Morrison fez a sua primeira aparição na televisão nacional nos Estados Unidos, no Jimmy Kimmel Live show, além de aparecer na NBC's Today Show, em 16 de Março de 2007, a tocar "You Give Me Something", só com guitarra Wurlitzer e piano.

Em 2007, Morrison foi nomeado para 3 BRIT Awards e ganhou o Melhor Artista Solo Britânico Masculino. (Outras nomeações foram para o Best British Breakthrough Act, Best British Single). Em 4 de Abril de 2007, foi premiado com o título de um AOL Breaker artista, um concurso que foi votado pelo público britânico.

No Concert for Diana, em 1 de Julho de 2007, ele executou a música "Wonderful World" e "You Give Me Something", em honra da princesa Diana. Durante o Verão de 2007 o seu quinto UK single, "One Last Chance" foi lançado em 2 de Julho de 2007 como um download apenas. O vídeo apareceu nos canais musicais The Hits, The Box e Smash Hits. O vídeo foi filmado no Canadá, em Abril de 2007. Em 29 de Novembro de 2007, ele tocou na KL Convention Center para a Acoustic Live & Loud KL'07, um festival de música da Malásia.

Em 29 de Setembro de 2008, Morrison, o segundo álbum intitulado "Songs for You, Truths for Me" foi lançado. No processo de escrita para este álbum, trabalhou com Ryan Tedder, Martin Terefe, e Steve Martin Brammer Robson. O álbum também apresenta um dueto com Nelly Furtado, intitulado "Broken Strings", co-escrito com Fraser T. Smith e Nina Woodford. Desde Outubro de 2008 até o final do ano Morrison esteve em tournée por toda a Europa. O álbum teve um bom desempenho, estreou no top três do Reino Unido.

O single "You Make It Real" foi lançado uma semana antes do lançamento do álbum como a liderança única. Como parte da promoção. A canção estreou no número 7 no Reino Unido Singles Chart. "You Make It Real" eteve total de oito semanas na tabela. O segundo single do álbum foi "Broken Strings", com a colaboração da Nelly Furtado. O single foi lançado no dia 15 de Dezembro de 2008. Ele entrou no singles charts, no número 73 e lentamente subiu para quatro semanas antes, na sequência de uma performance da canção com Girls Aloud no The Girls Aloud Party, invadiu o top dez, no número 6, dando o seu quarto top dez a Morrison.

E agora videoclips:





Hoje é pouquinhos vídeos porque já estou à muito tempo a escrever.
Um beijo em quem está ao pé da estação de Coimbra B.
E logo à noite curtir James Morrison.

1 comentário: