sábado, 19 de setembro de 2009

O Nível mais elevado: David Fonseca


O Nível mais elevado conta hoje, para fazer as honras de primeira vez, com o David Fonseca. É dos artistas que mais aprecio no momento na forma singular de fazer música e em que mais me revejo. Aprecio o seu trabalho desde o início com os Silence 4 e ao longo do tempo tenho acompanhado a sua evolução. Consecutivamente nestes ultimos 2 anos tem sido o melhor Concerto do Enterro em Aveiro pelo espectáculo que dá e essencialmente pela forma como se relaciona com o público. Agora um pouco da história da vida dele:


David Fonseca nasceu na cidade de Leiria em 1973. Filho de mãe professora e pai bancário, viveu em Marrazes-Leiria até ir para Lisboa. Estudou cinema, vertente de Imagem, na Escola Superior de Teatro e Cinema de Lisboa, e foi aluno da Escola Superior de Belas Artes de Lisboa (1992/94). Foi fotógrafo de moda, colaborando com diversos catálogos de moda como, por exemplo, "Tom Of Finland" entre outros do género. Participou em exposições colectivas e individuais.

David Fonseca é casado com Susana Fonseca e tem dois filhos (um rapaz e uma rapariga).

A carreira musical de David Fonseca começou com os Silence 4, em conjunto com alguns amigos da sua terra natal. O álbum de estreia saiu em 1998 - Silence Becomes It; para grande surpresa de todos, o disco teve um enorme sucesso à escala nacional, vendendo quase 250.000 cópias (seis discos de platina) que contou com sucessos como "Borrow", "To give" entre outros. Dois anos depois, em 2000, foi lançado o segundo álbum, "Only Pain Is Real", vendendo aproximadamente 100.000 cópias. Em 2002, a banda terminou.

Em 2003, David Fonseca lançou o seu primeiro álbum a solo, "Sing Me Something New" (disco de ouro). O primeiro single deste disco foi "Someone That Cannot Love" que foi tocado em simultâneo em 150 estações de rádio portuguesas, à meia noite de 10 de Março desse mesmo ano. Dois anos após o primeiro álbum , em 2005, saiu o álbum "Our Hearts Will Beat As One". Na primeira semana de vendas ganhou de imediato o estatuto de disco de ouro, e foi considerado melhor álbum Pop de 2005, em Portugal, mesmo antes do ano acabar. Em Outubro de 2007 com o álbum "Dreams In Colour" voltou a dar cartas na música nacional. Para além do single "Superstars", inclui também uma versão de "Rocket man" de Elton John. Essa versão teve direito a um videoclipe gravado em take único e passado de trás para a frente. Foi editada uma edição especial e limitada, em digipack, com um "booklet" de 24 páginas com a reprodução de polaroids exclusivas da autoria de David Fonseca e um DVD extra "David Fonseca Dreams In Loop Live", um registo ao vivo de algumas canções deste disco. Em Abril de 2008 encheu o Coliseu dos Recreios, em Lisboa, para dar um concerto repleto de animação, cor e luz que será lançado em DVD brevemente.

Em Janeiro de 2008, David Fonseca é eleito artista do mês na MTV.

Em 2004 colabora no projecto Humanos, juntamente com Manuela Azevedo dos Clã e Camané, onde cantaram temas inéditos de António Variações. A banda fez uma breve apresentação pelos palcos, chegando a participar no cartaz do Sudoeste do mesmo ano. Em 2006 o último CD da banda antes formada, é publicado. Um CD e DVD, ao vivo no Coliseu dos Recreios, com o nome Humanos ao Vivo.

É portanto nestes quase 10 anos de carreira um caso sério de popularidade e de trabalho reconhecido por muitos portugueses, o que não é muito normal, apesar de o seu reportório ser quase sempre em inglês.

Vídeos marcantes:

" Borrow " no tempo dos Silence 4


" O corpo é que paga " com Humanos


" Kiss Me, Oh Kiss Me " One-Man-Show skills (genialíssimo a construção de vídeo e a gravação na perfeição algo que quando tenho tempo para brincar tento imitar *.*)


E por fim um grande concerto que ele deu no ano passado no Sudoeste em que fez uma brincadeira que apartir daí tem feito sempre em todos os concertos. Junta uma das músicas de que gosto bastante com a música dele que eu gosto mais e fica assim uma coisa bem gira =D




Para acabar só vos posso deixar um conselho porque de facto admiro-o bastante como músico, autor, perfomer e entertainer: assistam a um concerto dele que vão ver que vai valer a pena o dinheiro dado pelo bilhete ;)

Deixo só um beijo especial a alguém que pode ou não passar cá mas de quem eu gosto bastante e que neste momento não tá a pensar que será ela x)...



...Alguém que acha piada em passar as pulseiras da mão para o pé xD
~

(Juniores: Benfica 9-0 Farense *.*)
(Braga 1-0 Porto (a))

Sem comentários:

Enviar um comentário